Cultura 4 outubro, 2019

Três grandes exemplos de Art Deco no Porto

A Exposição Internacional de Paris de 1925 de Artes Decorativas e Industriais Modernas foi um ponto de virada na arquitetura moderna. A exposição é creditada pelo crescimento do movimento de Art Deco no mundo.

E como muitas cidades ao redor do mundo, o Porto não estava imune a essa influência arquitetônica. Havia um desejo de algo novo, especialmente após a Primeira Guerra Mundial. Muitos arquitetos portugueses ilustres adaptaram o Art Deco, e ainda hoje, seus trabalhos estão de pé, valorizado e protegido.

Certamente, há uma imensa diversidade de patrimônio arquitetônico nesta cidade. E é por isso que estamos explorando os melhores exemplos do Art Deco moderno no Porto. No entanto, esse estilo de arquitetura não é exclusivo dos exemplos mencionados aqui, há muitos outros edifícios que vale a pena conhecer.

O Comércio do Porto (1930)

Este edifício costumava ser o lar do jornal mais antigo de Portugal continental. O jornal Comércio do Porto viveu 151 anos antes de ser suspenso em 2005. Ao projetar o prédio, o arquiteto Rogério Azevedo, levou em consideração os prédios vizinhos. E é por isso que existe essa harmonia na Avenida dos Aliados.

Teatro Rivoli (1932)

O Rivoli é o teatro municipal conhecido por incorporar o Art Deco no Porto. Em 1913, o edifício foi chamado Teatro Nacional. Mas, para acompanhar as muitas mudanças urbanas ocorridas no Porto, o Teatro Rivoli foi transformado na obra-prima que vemos hoje. O arquiteto designado para o projeto foi Júlio de Brito.

Casa de Serralves (1944)

A Vila de Serralves foi projetada por Charles Siclis e implementada por José Marques da Silva. O proprietário original era um conde chamado Carlos Alberto Cabral, que transformou a casa de verão de sua família em um dos melhores exemplos de Art Deco no Porto. Em 1955, o prédio foi vendido para outro empresário português, Delfim Ferreira. No entanto, o governo português comprou o imóvel em 1987, a fim de transformá-lo em um museu e proteger o patrimônio do edifício.

Visitando a Casa de Serralves, é garantido arte por dentro e por fora. Sem mencionar, o belo e tranquilo parque que circunda a casa.

Assine Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber as nossas últimas notícias sobre moda.