Cultura 4 dezembro, 2019

Tissot Amália – uma homenagem ao centenário da fadista

Se fosse viva, em 2020, Amália Rodrigues completaria 100 anos de vida. E a Tissot, marca de relógios suíça, prestou-a uma homenagem com o Tissot Amália, uma edição especial criada para celebrar o centenário da fadista.

Tissot amália – uma homenagem ao centenário da fadista

A nova edição especial da Tissot para o mercado português é “um tributo a uma referência e símbolo da portugalidade, fadista de voz inconfundível, e um caso ímpar de popularidade dentro e além-fronteiras”, explica a marca em comunicado. Criado com exclusividade para o mercado português, o relógio Tissot Amália está disponível em duas versões, masculina e feminina, ambas limitadas a 1920 peças numeradas, em referência ao ano de nascimento de Amália Rodrigues.

Tissot amália – uma homenagem ao centenário da fadista

O Tissot Amália conta com um mostrador branco do modelo Carson, especialmente desenvolvido para esta edição. Na versão masculina, tem caixa em aço de 40mm, em cujo fundo transparente se destaca a gravação da ilustração de Amália e o movimento automático parcialmente visível. Na versão feminina, a caixa tem 30mm e no seu fundo encontra-se uma gravação especial, com a inscrição “Amália/1920-2020/Diva do Fado”.

Tissot amália – uma homenagem ao centenário da fadista

Explicando que o novo modelo “reforça os laços estreitos da marca com Portugal”, a Tissot recorda que a sua estratégia em Portugal passa pelo “lançamento de edições especiais para homenagear a história, o patrimônio e exemplos de excelência portuguesa”. Depois de, em 1997 lançar o Tissot Lisboa, a marca já desenvolveu mais de uma dezena de edições especiais de tributo a Portugal, entre as quais se encontram o Tissot Edição Limitada Castelo de S. Jorgelançado em 2017 em celebração dos 870 anos da conquista do castelo de Lisboa, e o Tissot Alfama, em honra do mais antigo bairro lisboeta.