Cultura 15 março, 2019

Salvador Dalí ganha homenagem em Mônaco neste verão

Em homenagem ao 30º aniversário de morte de Salvador Dalí,o Grimaldi Forum Monaco irá promover uma exposição especial das obras do pintor espanhol. O espaço de 4.000m² exibirá as pinturas mais famosas do artista, além de desenhos, arquivos e fotografias de 1910 à 1983, que contarão as diferentes influências e etapas de sua vida.

Acredita-se que a exposição não será uma mera retrospectiva sobre a trajetória de Dalí, mas sim um destaque sobre o seu trabalho na história na arte do século XX – já que o pintor, além de ter sido um grande nome para o estilo surrealista, teve influências de diversos outros movimentos como o Impressionismo e o Cubismo.

Como se não bastasse, ao longo de sua vida, sua musa Gala introduziu Dalí no mundo da cultura clássica e aos artistas Renascentistas, o que criou no pintor um novo período de criação, o místico-nuclear. Foram diversos períodos curiosos e marcantes de sua história, que poderão ser desvendados nesta sua homenagem.

A exposição foi encomendada por Montse Aguer, diretor dos museus Dalí, que ficou encarregado de aprofundar a história de Dali, assim como seu link com a pintura. E o lugar não poderia ser mais inspirador, pois o Grimaldi Forum Monaco é um centro eco-cultural, com vista para o mar mediterrâneo.