Gastronomia 28 fevereiro, 2020

Pastéis de Belém: os célebres e autênticos doces portugueses

Hoje vamos para a região de Belém, em Lisboa, para contar a história dos deliciosos Pastéis de Belém!

História

Os Pastéis de Belém foram criados no início do século XIX, após a extinção das ordens religiosas em Portugal.

Com o fechamento dos conventos e mosteiros, surgiu a necessidade de se criar algo para a sobrevivência dos trabalhadores e clero.

Na região de Belém, perto do Mosteiro dos Jerónimos, havia uma refinaria de cana-de-açúcar associada a um pequeno estabelecimento comercial.

Uma pessoa do Mosteiro colocou a venda, nessa loja, alguns pastéis doces, chamados de “Pastéis de Belém”, que rapidamente tornaram-se um sucesso , devido a grande afluência de visitantes do Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém.

Os doces viraram referência na doçaria portuguesa e a pastelaria tornou-se uma parada obrigatória para quem visita a região!

A fabricação dos Pastéis de Belém iniciou-se em 1837, segundo a antiga “receita secreta”, oriunda do Mosteiro, exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente na chamada “Oficina do Segredo”.

A receita dos Pastéis de Belém é patenteada e os mestres pasteleiros assinam um contrato de confidencialidade, comprometendo-se a não divulgá-la. Esta receita mantém-se igual até aos dias de hoje e é o que torna o doce tão especial!

De fato, a única verdadeira fábrica dos “Pastéis de Belém” consegue, através de uma criteriosa escolha de ingredientes, proporcionar o mesmo sabor da antiga doçaria portuguesa.

A decoração dos salões é repleta de azulejos portugueses, criando um ambiente ainda mais típico para saborear os clássicos Pastéis de Belém!

Muitas pessoas confundem o Pastel de Belém com Pastel de Nata, mas apesar de semelhantes, não são iguais. Os Pastéis de Nata existem em várias cidades portuguesas, enquanto os Pastéis de Belém só existem em Belém e sua receita secreta garante experiência gastronômica única!

A Oficina dos Segredos é o local onde são fabricados em média 20 mil pastéis diariamente. Em alguns finais de semana a fabricação duplica, devido ao grande número de residentes e turistas. O fato de este ser o único lugar do mundo onde os Pastéis de Belém são vendidos e produzidos tem um grande valor para quem visita a pastelaria!

Os Pastéis de Belém são doces artesanais que carregam em sua estrutura aparentemente simples de massa folhada e creme uma identidade, história e tradição. A sua popularidade fez nascer o provérbio que traz muitos casais à Pastelaria de Belém, no dia do casamento, ainda em trajes de cerimônia: “noiva que come pastel, não tira mais o anel”.

Cada detalhe que compõe a pastelaria mostra o quanto sua história está interligada à da cidade de Lisboa! Os Pastéis de Belém já fazem parte do circuito turístico da região. Após visitar os monumentos como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos, muitos turistas encerram o passeio saboreando um Pastel de Belém! Mas a dica é visitar a pastelaria na parte da manhã, quando as filas estão menores!

Terminamos por aqui a nossa visita à Pastelaria mais famosa de Portugal, onde se pode saborear o autêntico Pastel de Belém!

Clique no botão abaixo e assista ao vídeo que fizemos por lá! Aproveite também para se inscrever no nosso canal!