Hotéis de Portugal 31 janeiro, 2020

Palácio de Seteais: o lendário palácio que se tornou um luxuoso hotel

Em nossas visitas a Sintra já pudemos conhecer locais históricos como o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros, entre outras atrações turísticas. No centro histórico de Sintra, com vista para estes monumentos nacionais, encontra-se o Palácio de Seteais.

Convertido em um dos mais famosos e requintados hotéis de Portugal, sua história remonta ao século XVIII. Nos acompanhe nesta visita ao magnífico Palácio de Seteais!

Breve Histórico

O Palácio de Seteais foi construído no século XVIII pelo Cônsul da Holanda em Portugal Daniel Gildemeester, em um terreno cedido pelo Marquês de Pombal.

De arquitetura neoclássica, o Palácio de Seteais recebeu o seu traçado atual após as obras de ampliação realizadas pelo 5º Marquês de Marialva, nos primeiros anos do século XIX. A este aristocrata, deve-se a construção em 1802, do imponente arco triunfal em homenagem a visita do então Príncipe Regente D. João VI e de D. Carlota Joaquina.

No alto, o coroamento de lanças, bandeiras e armas emoldurando o medalhão com os bustos dos monarcas, e a transcrição de um texto enaltecendo o príncipe regente: “A João Augusto fidelíssimo príncipe regente, esperança, amor e delícia da Lusitânia gente, por motivo de paz que desejamos e também dos inúmeros negócios resolvidos nestes calamitosos tempos, não só pela força das armas em todo o tempo invictas, mas pela sabedoria, prudência e justiça do seu real ânimo com felicidade e preciaríssimas virtudes, consagra este monumento o Marques de Marialva no ano de 1802”

O nome Seteais

De acordo com estudiosos, o nome Seteais deve-se às funções agrícolas da região. Antigamente o local onde hoje está o Palácio chamava-se Centeais, devido ao cultivo de centeio. Outros afirmam que o nome deve-se ao eco produzido na serra, pois se passarmos pela estrada e gritarmos um “ai”, ele será reproduzido 7 vezes na serra.

O Palácio de Seteais está inevitavelmente ligado às muitas lendas que ainda hoje fazem parte da mística que envolve a Serra de Sintra.

A Lenda do Seteais

Uma das lendas conta que um dos primeiros cavaleiros cristãos a subir a serra de Sintra foi D. Mendo de Paiva e que, ao chegar, encontrou uma porta secreta por onde fugiam vários mouros. Entre os mouros estava uma jovem muito bonita, acompanhada da sua aia. Quando viu o cavaleiro, a jovem, por se sentir descoberta, suspirou e soltou um “ Ai” assustado. A aia, aflita, pediu-lhe que não suspirasse mais. D. Mendo decidiu tornar a jovem sua prisioneira e ela suspirou o segundo “Ai” O novo suspiro da bela moura fez com que a aia confessasse ao cavaleiro que a jovem tinha sido amaldiçoada e que morreria no dia em que desse sete ais. A revelação deste segredo fez com que a moura suspirasse de novo. Era o Terceiro “Ai” O cavaleiro não acreditou na história, o que provocou o quarto suspiro. Quando o cavaleiro anunciou que fazia ambas suas prisioneiras a bela moura soltou o quinto suspiro. A pobre aia ficou desesperada porque a sua ama já tinha suspirado cinco vezes. O cavaleiro voltou a dizer que não acreditava em tais maldições e que iria procurar um local sossegado para onde as levaria. Depois do cavaleiro se afastar surgiu um grupo de mouros que tinha ouvido a conversa e que se preparou para roubar as duas mulheres. Com um golpe de adaga cortaram a cabeça da aia, o que provocou o sexto suspiro da jovem. E o sétimo “ Ai” foi a última coisa dita pela jovem antes de ser decapitada. Quando D. Mendo voltou, a moura estava morta. Inconsolável, o cavaleiro deu àquele recanto de Sintra, o nome de Seteais, em honra da bela moura.

O interior do Palácio Hotel

Em 1953, o Palácio de Seteais foi transformado em um hotel da cadeia Tivoli. Mais que um hotel cinco estrelas, o Tivoli Palácio de Seteais Sintra Hotel é um palácio luxuoso e romântico que, através da sua arquitetura, nos transporta para o requinte e atmosfera do século XVIII.

Sala D. João VI

Os hospedes do Tivoli Palácio de Seteais são recepcionados na Sala D. João VI, com deliciosas queijadas de Sintra e limonada especialmente preparada com limões cultivados no hotel.

Sala Pillement

A Sala Pillement, um tributo ao famoso pintor francês Jean Baptiste Pillement, combina a elegância do mobiliário neoclássico com a grandiosidade dos afrescos originais em suas paredes, feitos a convite do cônsul holandês.

Suite

Os 30 quartos do Tivoli Palácio de Seteais são suntuosos e decorados com magníficas pinturas e luxuosos carpetes Portugueses do século XVIII sobre o piso em madeira original.

Veja as fotos da suíte presidencial, decorada com mobília ao estilo D. Maria.

Restaurante Seteais

Com vista para os jardins do palácio e a Serra de Sintra, ladeado de afrescos e pinturas de rara beleza, o Restaurante Seteais possui cozinha de autoria, proporcionando uma experiência saborosa e inesquecível.

O bar do hotel é também um espaço requintado, oferecendo um cenário idílico e inspirador.

Salão Nobre

O Salão Nobre do Tivoli Palácio de Seteais é ricamente decorado. Destacam-se as pinturas das paredes ao teto, com a vegetação e alusões marítimas mitológicas.

Ao explorar os espaços elegantes e acolhedores do Tivoli Palácio de Seteais é impossível não se impressionar com a decoração dos cenários palacianos.

Piano

Considerado uma relíquia histórica, o piano elegante e delicado foi inspirado no estilo Rococó, com adornos em dourado e pinturas exuberantes. Seu requinte compõe uma das salas deste Palácio exclusivo.

O Tivoli Palácio de Seteais possui uma localização privilegiada que proporciona uma deslumbrante vista sobre a Serra de Sintra, o Castelo dos Mouros ou o Palácio da Pena, o que torna a experiência ainda mais especial!

Os tesouros do Tivoli Palácio de Seteais incluem pinturas, iluminações, tapeçarias, óleos, murais, mobiliários, gravuras e porcelanas. Confira a riqueza de detalhes da decoração dos ambientes nas fotos!

Jardins

Os jardins do Palácio de Seteais remetem ao século XVIII, em estilo romântico com forte influência cultural inglesa. Na parte de trás do palácio, encontra-se o jardim de buxo – com arbustos de elaborada concepção geométrica – que pode ser contemplado pelas suas janelas.

E neste belo cenário de Sintra nos despedimos do Palácio de Seteais, um espaço neoclássico romântico, que conserva as tradições e oferece conforto para quem procura requinte e excelência de serviços.

Clique abaixo para assistir ao vídeo e encante-se com a atmosfera única do Palácio de Seteais!