Portugal 8 novembro, 2019

Estufa Fria de Lisboa: um dos mais belos recantos verdes da capital

Lisboa é uma cidade repleta de belos jardins, praças e parques. Confira a nossa visita a um dos espaços verdes mais surpreendentes da cidade: a Estufa Fria de Lisboa, localizada no Parque Eduardo VII.

Autêntico museu vivo, a estufa é um dos espaços verdes mais aprazíveis da capital e um dos locais mais visitados por estudantes e turistas. 

Aqui, podemos desfrutar de agradáveis momentos entre lagos, cascatas e apreciar espécies de plantas oriundas de todo o mundo. 

Do patrimônio artístico da Estufa fazem parte estátuas de Soares Branco, Leopoldo de Almeida e Anjos Teixeira (filho).

Gerida pela Câmara Municipal de Lisboa, a estufa é constituída por 3 áreas: estufa fria, estufa quente e estufa doce, que apresentaremos em detalhes a seguir.

Estufa Fria

A “Estufa Fria” dá nome ao espaço como um todo e é a principal área do jardim, ocupando cerca de 8100 m².  A temperatura e a luz do ambiente são controladas de forma natural, através dos ripados de madeira que cobrem o ambiente e protegem as plantas do rigor do Inverno e do calor excessivo do Verão, proporcionando uma temperatura adequada ao desenvolvimento de espécies originárias de diversas regiões do mundo. São referências obrigatórias deste espaço: o feto arbóreo-da-tasmânia, a azálea e as diferentes cameleiras.

Estufa Quente

A Estufa Quente, ocupa cerca de 3.000 m2 e abriga plantas originárias de climas tropicais. O clima é reproduzido através da cobertura em vidro, que possibilita o aquecimento do ar, proporcionando condições favoráveis ao desenvolvimento de plantas tropicais, como o cafeeiro, a mangueira ou a bananeira.

Estufa Doce

A Estufa Doce ocupa 400 m2, e é a casa das Cactáceas, plantas de folhas grossas e de consistência gelatinosa. Neste ambiente encontramos plantas suculentas como a Cadeira-de-sogra ou o Aloe vera.

Os jardineiros são a alma deste espaço verde tão emblemático da cidade de Lisboa. Eles conhecem histórias da Estufa Fria de Lisboa como ninguém! Acumulam lembranças de inúmeros acontecimentos, identificam cada um dos misteriosos recantos, e, com profundo saber, cuidam de cada uma das plantas que aqui podemos encontrar.

E terminamos por aqui a nossa visita a Estufa Fria de Lisboa! Um jardim único, guardado no coração de Lisboa.

Clique abaixo e veja em nosso vídeo imagens deste lugar encantador para admirar a natureza em meio a tranquilidade que ele nos transmite.