Cultura 22 May, 2019

Museu Nacional do Teatro e da Dança: o arquivo da história das artes do espetáculo em Portugal

Para os amantes das artes, Lisboa está repleta de boas opções de entretenimento. Com uma excelente coleção de recordações que abrangem as 3 grandes artes do espetáculo: o teatro, a dança e a ópera portugueses, o Museu Nacional do Teatro e da Dança é uma ótima opção de lazer!

fachada-museu-nacional-do-teatro-e-da-danca

O museu está localizado num edifício do século XVIII, que foi totalmente destruído por um incêndio em 1970. A fachada externa foi o que restou do Palácio Monteiro Mor, que foi totalmente reconstruído conciliando seu exterior do século XVIII, com um interior de museu moderno.

fachada-museu-do-teatro-e-da-danca-2

Rodeadas por belos jardins, estão as coloridas máquinas de cena, criadas em homenagem aos 500 anos do espetáculo “Romagem dos Agravados”, de Gil Vicente.

maquinas-de-cena-gil-vicente

Com mais de 300 mil itens, a coleção do museu apresenta peças datadas do séc. XVIII até ao séc. XXI.

A primeira sala do museu apresenta uma exposição temporária dedicada à companhia de teatro Tarumba – teatro de marionetes. Lá estão mais de 20 marionetes de personagens criadas por importantes autores, como Shakespeare.

marionetes-tarumba

Almeida Garrett foi o criador do Teatro Nacional e do Conservatório e é uma personalidade muito importante na história do teatro português. De acordo com as tradições, esta era a cadeira que ele se sentava para dirigir as sessões do conservatório. E ao redor dela encontram-se gravuras, publicações, figurinos, fotografias e várias lembranças de Garrett e do seu tempo.

cadeira-almeida-garrett

Na sala dos figurinos e acessórios encontramos vários tesouros da arte do espetáculo, como por exemplo, o traje para Hamlet, interpretado por Eduardo Brasão em 1887. A sua companhia foi muito importante para o Teatro português.

traje-hamlet-eduardo-brasao

No segundo andar estão expostas as marionetes de grande valor artístico, usadas em uma das peças de D. Quixote.

marionete-dom-quixote

É possível encontrar ainda maquetes detalhadas de alguns cenógrafos, objetos de iluminação e som, um camarim do Teatro da Trindade, organizado como se estivéssemos atrás do palco.

camarim-teatro-da-trindade

backstage-museu-do-teatro

Na sala dedicada à dança há atualmente uma exposição temporária evocativa dos 100 anos da chegada da Companhia de Dança Ballets Russes a Lisboa.

A passagem dos Ballets Russes por Lisboa constituía um instante cosmopolita e mágico, numa Lisboa atormentada por golpes militares e pela participação na Grande Guerra.

exposicao-ballets-russes

No dia mundial do teatro, foi inaugurada a exposição fotográfica “Gineceu Androceu”, de João Telmo. Esta exposição temporária é um importante contributo para a reflexão sobre as questões da identidade de gênero nos tempos atuais.

exposicao-gineceu-androceu-joao-telmo

O museu possui também uma biblioteca especializada, permitindo o fácil acesso do público a muitas obras que atualmente estão digitalizadas.

É através destes computadores que podemos aceder ao inventário do museu, permitindo ter acesso ao prolongamento da exposição. O museu é muito mais do que aquilo que está exposto!

Vários estudantes, portugueses e estrangeiros, utilizam esta biblioteca como apoio às suas pesquisas.

livro-biblioteca-museu-do-teatro-e-da-danca

E terminamos por aqui o nosso passeio ao mundo das artes. Quando vier a Lisboa, não deixe de conhecer o Museu Nacional do Teatro e Dança!

Assine Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber as nossas últimas notícias sobre moda.