Monumentos de Portugal 20 outubro, 2019

Cidadela de Cascais: a história das fortificações entrelaçada com a história de Portugal

Depois de visitar o Forte São Jorge de Oitavos, vamos agora para o centro histórico de Cascais, para mostrar a Cidadela! A Cidadela de Cascais é um complexo fortificado que compreende a Torre de Santo António, o Forte de Nossa Senhora da Luz e o Palácio da Cidadela de Cascais.

A primitiva fortificação da Cidadela de Cascais remonta a uma torre tardo-medieval, iniciada sob o reinado de D. João II de Portugal. A torre foi ampliada durante a Dinastia Filipina, e somente 35 anos após a Restauração da Independência de Portugal, a chamada Cidadela teria sido concluída. O conjunto tinha a função de defesa daquele trecho da costa, acesso à capital, Lisboa.

Torre de Santo António

A Torre de Santo António, também conhecida como Baluarte de Cascais, foi construída entre 1488 e 1505, durante o reinado de D. João II. Esta torre defensiva, esteve ativa durante todo o século XV. Sob a Dinastia Filipina, a defesa da barra do rio Tejo foi modernizada para reforçar a baía de Cascais, constantemente ameaçada pela armada inglesa. O antigo Baluarte de Cascais foi então reforçado e ampliado, servindo como núcleo ao atual Forte de Nossa Senhora da Luz de Cascais.

Forte Nossa Senhora da Luz

A construção da estrutura do Forte Nossa Senhora da Luz foi iniciada em 1594, quando a torre quatrocentista foi envolvida por três baluartes e a sua planta triangular, revelou as ideias inovadoras dos arquitetos militares italianos da época. Sua estrutura foi severamente danificada durante o terremoto de 1755, quando se abriram fissuras nos muros externos e parte da antiga torre desmoronou. Atualmente, restaram apenas as bases dos arcos.

Em 1871, o rei D. Luís adaptou a casa dos governadores da Cidadela e a transformou em residência de Verão da família real. Com o rei veio a corte e o lugar caiu nos hábitos da aristocracia, que construiu belos palácios, responsáveis por definirem uma nova vida à localidade. Foi nesta casa que o rei D. Luis permaneceu durante sua enfermidade e faleceu em 19 de Outubro de 1889. 

Foi também aqui na Cidadela de Cascais que, em 28 de Setembro de 1878, foi inaugurada a iluminação elétrica em Portugal, em comemoração ao aniversário do então príncipe D. Carlos.

Clique abaixo para assistir o vídeo com lindas imagens das fortificações da Cidadela de Cascais!

Continue acompanhando nosso passeio pela Cidadela de Cascais! A próxima atração é o Palácio da Cidadela de Cascais, onde residiram os reis e presidentes de Portugal!

Assine Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber as nossas últimas notícias sobre moda.