Cultura 13 outubro, 2019

Casa das Histórias Paula Rego: o espaço que celebra a artista mais internacional de Portugal

Seguindo a nossa série sobre o Bairro dos Museus em Cascais, vamos conhecer agora a Casa das Histórias Paula Rego, e sua significativa coleção de obras de uma das mais importantes artistas contemporâneas portuguesas.

A renomada artista que dá nome ao edifício nasceu em Lisboa e foi criada em Cascais. A vila da sua infância foi o local escolhido para o seu museu, inaugurado em 2009, com a missão de gerar o conhecimento e divulgação da obra de Paula Rego e das suas ligações artísticas.

Este museu está localizado no centro histórico da vila, frente ao Parque Marechal Carmona, numa zona onde se encontram outros equipamentos turístico-culturais, como o Centro Cultural de Cascais, o Museu Condes de Castro Guimarães, a Cidadela, o Forte e Farol de Santa Marta e a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz.

Projeto arquitetônico

Constituído por vários corpos em betão vermelho e rodeado por árvores, o premiado edifício é da autoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura. Realçado por duas estruturas piramidais vermelhas, o projeto da Casa das Histórias Paula Rego reflete a visão e exigências museológicas da própria artista. 

A sua estrutura em tom terracota contrasta com o céu anil e o verde do jardim, formando uma bela combinação cromática entre arquitetura e paisagem.

Sala 1

O interior da Casa das Histórias Paula Rego, em tons neutros, é pavimentado em mármore azulino de Cascais, e possui 750 m2 de áreas de exposição. O espaço acolhe uma significativa coleção de obras de arte, com mais de 500 obras doadas e muitas outras emprestadas, entre desenhos, gravuras, pinturas e bonecos. Confira as fotos da primeira sala de exposições!

Sala 2

Entre outras temáticas, a exposição “Olhar para Dentro” revela ainda o gosto de Paula Rego pelo universo da literatura tradicional infantil através de um conjunto de gravuras inspirado em rimas e cantigas inglesas, que a artista conhece desde a infância, quando estudou em um colégio inglês em Carcavelos. Confira algumas fotos da segunda sala de exposições da Casa de Histórias Paula Rego!

Sala 3

Em muitas das obras expostas na Casa das Histórias Paula Rego, a artista aborda a condição da mulher em diferentes perspectivas sobre o universo feminino, enquanto em outras passeia pelas lendas urbanas e contos infantis como inspiração, como na série “A Cruzada das Crianças”. A lenda conta a história de uma peregrinação massiva de crianças que teria ocorrido em 1212, e dá a ideia de crianças agindo por determinação própria, como verdadeiros adultos, tornando-se tanto inspirador como intrigante. Confira as fotos de algumas das obras da terceira sala de exposições do museu!

Sala 4

As exposições da Casa das Histórias Paula Rego reúnem uma significativa parte da obra gráfica da artista, incluindo alguns desenhos preparatórios concebidos para a execução das gravuras. Estudos e esboços que antecipam a obra final, mostram as variações das imagens e técnicas experimentadas e utilizadas nas composições. Confira as fotos de alguns exemplares da quarta sala de exposições.

Tapeçaria

Entre o valioso acervo da Casa das Histórias Paula Rego encontra-se uma tapeçaria de grandes dimensões intitulada “A Batalha de Alcácer-Quibir”, de 1966. Uma obra têxtil composta por lã, seda, algodão e vários tecidos sobre linho. Esta linda obra de arte mostra outra vertente do trabalho de Paula Rego.

Oficina

A Casa das Histórias Paula Rego disponibiliza também diversos cursos em sua programação. Atualmente, na Oficina de Gravura, as técnicas são aprendidas através da reinterpretação dos trabalhos de Paula Rego nos anos 80, utilizando 3 técnicas de desenho e gravação, conhecidas como água-tinta de Açúcar (sugar lift), Verniz mole e Aguada com mordente (spite bite).

Outros espaços

Projetado para ser um local acolhedor, além das salas de exposições, a Casa das Histórias Paula Rego conta com uma loja, uma cafeteria, jardins e espaços para atividades ao ar livre e um auditório com 200 lugares. 

A Casa das Histórias Paula Rego reforça a cultura artística portuguesa, proporcionando uma incrível atração integrada no circuito mundial dos museus de arte contemporânea, dado o reconhecimento internacional de Paula Rego. Nas palavras da própria artista: um espaço “despretensioso, divertido, vivo”.


Clique no botão abaixo e confira o vídeo de nosso passeio pelos espaços deste incrível museu que enriquece a oferta cultural e turística de Cascais.

Assine Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber as nossas últimas notícias sobre moda.