Gastronomia 20 agosto, 2020

Bijou de Cascais, a clássica pastelaria do centro histórico da vila

Após conhecer o Bairro Amarelo e seus deliciosos restaurantes, vamos agora para a Bijou de Cascais uma das pastelarias mais prestigiadas da região!

De acordo com a tradição local, o verdadeiro cascalense sabe que não pode passar pela vila sem parar na Bijou e saborear um dos seus doces.

Situada no Largo de Camões, a Bijou de Cascais é o ponto de encontro de moradores locais e turistas, que se reúnem para saborear as iguarias da terra.

Com mais de 90 anos de tradição, a casa fabrica doces clássicos como as Nozes e Areias de Cascais à partir de receitas originais de séculos passados.

Aberta em 1929, a história da Bijou faz parte da própria concepção do centro histórico de Cascais. A Bijou, por exemplo, foi o primeiro estabelecimento a implantar uma esplanada no conhecido Largo Camões.

Com fábrica própria, a Pastelaria Bijou iniciou na década de 50 a produção de doces regionais. Além de confeccionar as tradicionais Nozes de Cascais e as Areias, são fabricados diversos outros apetitosos doces servidos na casa!

Parte do segredo dos doces regionais da Pastelaria Bijou de Cascais está no cuidadoso preparo artesanal, mantendo a tradição das receitas originais.

Muitas das receitas divulgadas para as Areais de Cascais, por exemplo, contêm aromas adicionados como raspas de limão, canela ou baunilha, mas a receita tradicional baseia-se em uma massa simples de manteiga polvilhada com açúcar.

As “Areias de Cascais” já fazem parte do patrimônio gastronômico da região. São pequenos biscoitos cuja origem se perdeu no tempo.

Os primeiros registros de fabricação são dos fins do século XIX, embora a primeira receita escrita e referida como “Areias de Cascais”, seja de 1933 no livro “A Cozinha Ideal” do mestre Manuel Ferreira.

A receita das Nozes de Cascais tem origem conventual, como comprovam os ingredientes usados na sua confecção, à base de gemas, açúcar e amêndoa. Têm uma cobertura de açúcar vidrado, estaladiça, e uma noz em cima.

A receita provavelmente foi criada no antigo Convento de Nossa Senhora da Piedade, que data do século XVI e acolhia a ordem das Carmelitas Descalças. O edifício foi reabilitado, e atualmente abriga o Centro Cultural de Cascais.

Terminamos aqui a nossa visita à Bijou de Cascais! A clássica pastelaria cascalense com mais de 90 anos de história, uma localização privilegiada no conhecido Largo Camões e uma clientela tradicional e fiel!

Não deixe de conferir o vídeo que fizemos de nossa visita clicando no botão abaixo!